CHOKMAH significa “Sabedoria”, do hebraico. Através do conhecimento da Chokmah, os sábios israelitas desde os tempos mais remotos compreendiam a revelação daquilo que recebiam de D’us. Hoje são pouquíssimos os Sábios que ainda preservam o estudo e o ensino da Chokmah original. Muitos afirmam praticar a “cabala”, contudo, erroneamente, pois, não há como praticar algo cujos fundamentos são impraticáveis. “Receber conhecimento” não é um jogo de azar ou adivinhação onde nos utilizamos das influências astrológicas como se vivêssemos em um tabuleiro de xadrez onde as peças devam ser mexidas conforme a movimentação das pessoas simplesmente porque elas querem de certa forma alterar sua sorte.
A “Sabedoria Hebraica” só será adquirida quando for isenta de interesses, para que possamos saber quem somos de onde viemos e principalmente para onde vamos. Quando conseguirmos viver normalmente e adquirir respostas para estes questionamentos sem gerar conflitos, poderemos iniciar um processo de espiritualidade onde a Chokmah fará parte do dia a dia despertando-nos para sentimentos, intelectualidade e amor. Mas porque separamos o amor dos sentimentos? Porque este amor é o Ágape, aquele que nos aproxima do Criador onde o que sentimos é impossível descrever.
Chokmah é uma disciplina, não uma filosofia, pois a filosofia é produto da mente humana, onde teorias são desenvolvidas de forma intelectual e intuitiva. Como podemos desvendar o que está por trás da realidade? O universo em qual vivemos nos arremete a acomodação das práticas diárias, dando-nos pouco tempo para prestarmos atenção! Por isso perdemos oportunidades preciosas de ouvirmos e vermos uma infinidade de momentos criativos de D’us. Aquilo que nossa mente aprende, nenhuma outra pode conceber, salvo se tivermos a capacidade de transmitir esse conhecimento. A essa capacidade de receber independente da ciência ou da intelectualidade, que nos abre o entendimento para a essência da criação chamamos de Chokmah. Então, por que nos interessarmos por uma disciplina cujos resultados aparentemente não iriam satisfazer nossas necessidades mais urgentes? Por que ela é tão essencial para a humanidade quanto o ar e a água. Por uma questão de sobrevivência! Quantos têm buscado respostas nas mais diversas doutrinas religiosas a espera de um milagre para solucionar seus problemas, quando passam a depositar sua inteira confiança no acaso, na sorte ou mesmo no homem?
A Chokmah proporciona resultados tão objetivos, imprevisíveis e rápidos que acabam por ser imperceptíveis, sendo notados somente quando um tempo depois paramos para contemplar a tranqüilidade da conquista. Por isso é tão difícil atribuir ao receber de D’us a satisfação dos nossos momentos de tranqüilidade e tão fácil cobrarmos do mesmo D’us e até mesmo atribuir culpas alheias por nossos aparentes fracassos.
(Rabi Marcelo Barzilai)
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